MUNICÍPIOS DISCUTEM EM SANTO ANTÔNIO CRIAÇÃO DE MARCA TURÍSTICA PRÓPRIA

A estância climática de Santo Antônio do Pinhal reuniu nesta terça-feira (26/7) os seis municípios da Mantiqueira Paulista – além de Santo Antônio, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato, Distrito de São Francisco Xavier (São José dos Campos) e São Bento do Sapucaí – para dar andamento à criação de uma marca turística própria.

O projeto chamado de Place Branding (marca de lugar) é coordenado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, por meio da FIA (Fundação Instituto de Administração) da capital.

PLACE BRANDING - O Place Branding visa a marcação estratégica de destinos turísticos com base na cultura, vocação e características regionais. Com ações de marketing e interação com as comunidades a criação de uma identidade regional tem como objetivo fortalecer o turismo e a economia local.

“Onde há turismo organizado as cidades são mais limpas, mais arrumadas e o povo é mais orgulhoso. Onde há turismo organizado existe mais renda, não existe desemprego, a indústria se desenvolve, a cultura se desenvolve, as empresas querem vir se instalar, inclusive as empresas de tecnologia. Assim é no mundo inteiro”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz.

Lummertz explicou ainda que a essência do turismo é o posicionamento.

“Quem eu quero que venha para a minha região? E mais, para o meu município? Tem a ver com nossa posição. Quem nós queremos ser? O distrito turístico permitirá ao município ousar receber mais recursos do Governo do Estado. Os prefeitos têm o compromisso de fazer investimentos na mesma direção”, explicou Lummertz.

FORTALECIMENTO DO TURISMO

O prefeito Parrão avaliou a importância do encontro e do Place Branding da Mantiqueira Paulista. “O Place Branding é um instrumento importante que norteia o desenvolvimento. Abordamos a identificação de vocações, reforço da identidade e fortalecimento dos lugares. Também foi um momento importante para estreitar os laços com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, e traçar novas metas para o turismo do alto da Serra da Mantiqueira e região”, declarou o prefeito.

Além do secretário de Turismo e o prefeito Anderson Parrão, o evento contou com a participação da vice-prefeita Valéria Dias, e dos prefeitos de Campos do Jordão, Marcelo Padovan, e de São Bento do Sapucaí, Ana Catarina Bonassi, além de secretários municipais e agentes do setor de turismo.

O projeto passou por etapa de entrevistas, reuniões de trabalho e agora os trabalhos deverão avançar com levantamentos sobre o turismo local.

De acordo com a Secretaria de Turismo, R$ 20,1 milhões foram repassados aos municípios da região para obras turísticas entre 2019 e 2021, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). Este ano foram liberados R$ 9,6 milhões para novos convênios.