CRIANÇAS ALERTAM SOBRE A DENGUE EXPONDO TRABALHOS

Na Semana Estadual de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya (21 a 26 de novembro), servidores da Secretaria de Saúde levaram conhecimento e orientação às crianças, nas escolas municipais. Os trabalhos estão expostos em murais na escola.

A parceria com a Secretaria de Educação resultou em diversos trabalhos realizados pelos alunos, que acabam sendo formados como agentes multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para a casa.

Veja abaixo como se proteger neste verão para evitar a proliferação do mosquito causador das doenças.

Com a chegada do verão, dia 21 de dezembro, as pessoas procuram mais as cidades litorâneas onde estão circulando ao menos três variantes da dengue, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Viajar para cidades com transmissão de dengue requer cuidados.

Clique para acessar o Check-list das ações.

PREVENÇÃO -- Entre as orientações estão:

• Uso de roupas de manga comprida; mosquiteiros; repelentes elétricos e corporais.
  • Os produtos mantêm os insetos afastados por algumas horas e garante tranquilidade para sua família.

SINTOMAS

• Também é preciso ficar atento aos sinais e sintomas da doença como febre, dor de cabeça, dor no corpo manchas e outros sinais.
  • Qualquer suspeita é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo de casa, esteja onde estiver, pois pode ser dengue.

ORIENTAÇÕES PARA EVITAR A DENGUE

• Evite água parada;
  • Aplique larvicidas: em locais onde o acúmulo de água é inevitável, aplique larvicidas, cloro ou água sanitária para que ovos e possíveis larvas do mosquito sejam eliminados.
  • Tela na janela: o uso de telas em portas e janelas ajuda na proteção contra o mosquito.
  • Lixo: não despeje lixo em valas, margens de córregos ou riachos. Deixe recipientes que guardam o lixo sempre bem tampados e os deposite no dia e local corretos para a coleta.
  • Vai viajar para cidades com transmissão de dengue?
  • Use manga comprida, mosquiteiro, repelentes elétricos e corporais. Os produtos mantêm os insetos afastados por algumas horas.

IMG_2148IMG_2144IMG_2143IMG_2140IMG_2138IMG_2132IMG_2131IMG_2130IMG_2129IMG_2128IMG_2127IMG_2126IMG_2121IMG_2120IMG_2118