Santo Antônio do Pinhal presente em evento pela educação pública com o parceiro SESI
Município está entre os 406 do Estado atendidos pelo programa do SESI-SP, o que representa 63% do total de cidades.

O prefeito Anderson Parrão e o secretário de Educação Luiz Carlos Chiaradia participaram na tarde desta terça-feira (11), no edifício-sede da FIESP, na Capital, da cerimônia de apresentação dos resultados do Programa Recompondo Saberes.
O programa atendeu um total de 406 dos 645 municípios do Estado, o que representa 63%. O Sesi também entregou uma premiação simbólica aos municípios (placa).
De acordo com Josué Gomes da Silva, presidente da FIESP e SESI-SP “chegamos a ajudar quase um milhão de crianças e mais de 38 mil professores de quase dois terços dos municípios paulistas”.
Foi fundamental a adesão da rede municipal de ensino de Santo Antôno do Pinhal e dos demais municípios paulistas ao projeto do SESI-SP de recomposição de aprendizagens decorrentes do ensino remoto na pandemia.
"Houve maior evasão escolar com crianças de 5 a 9 anos. Dois anos sem a cultura escolar tem um efeito negativo para as crianças", explicou Fernando Luiz Abrucio, chefe do departamento de gestão pública da Fundação Getulio Vargas, e um dos palestrantes do evento.
RECOMPONDO SABERES -- Criado em função dos impactos nas aprendizagens decorrentes do ensino remoto na pandemia, o Recompondo Saberes atuou na formação dos professores das redes municipais.
Como resultado, os alunos conseguiram avançar em Língua Portuguesa e Matemática nas duas etapas educacionais.
No Fundamental II (6º ao 9º ano), em Língua Portuguesa, os alunos iniciaram o projeto com domínio de 50,5% do conteúdo previsto para a série e terminaram com 66,5%. Em Matemática, a evolução foi de 33,9% para 38,6%.
Segundo Herman Assumpção, supervisor técnico educacional do SESI-SP e responsável pela supervisão do Programa, um dos resultados práticos do projeto foi o avanço em 74 pontos percentuais na competência de tratamento à informação, conquistada por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, e em 53 pontos percentuais na competência de resolução de problemas, para alunos do 7º ano.
“São competências basilares para a vida além da escola”, disse Herman.
No evento também aconteceu o o lançamento de mais uma ação do programa SESI para Todos, o Novo Olhar. A partir de agosto, 87 municípios paulistas integrarão a ação gratuita de aprimoramento dos conhecimentos em Língua Portuguesa por meio de estratégias das artes cênicas, e da Matemática, por meio de estratégias do pensamento computacional.
Crédito das Fotos: José Carlos Júnior/PMSAP
(com informações da Comunicação do SESI-SP)