Santo Antônio do Pinhal ganha nova biblioteca remodelada
Biblioteca Municipal é batizada com o nome de um dos maiores representantes da literatura nacional: Monteiro Lobato.

Santo Antônio do Pinhal ganhou nesta quarta-feira (6) um novo espaço para a literatura, a poesia e a cultura, adaptado e equipado com livros em braile e espaço para projetos e contação de histórias. Foi reinaugurada a Biblioteca Municipal, batizada com o nome de um dos maiores representantes da literatura nacional: Monteiro Lobato.
O evento contou com abertura da FAMSAP (Fanfarra Municipal de Santo Antônio do Pinhal) e as presenças do prefeito Anderson Parrão, da vice-prefeita Valéria Dias, do secretário de Educação Luiz Carlos Chiaradia, do presidente da Câmara Adriano dos Santos, além de centenas de pessoas da comunidade e estudantes.
Após o descerramento da placa pelas autoridades, o espaço foi aberto para a visitação do público e dos estudantes das escolas municipais.
A professora Rachel Ribeiro da Silva Carvajal, idealizadora do Concurso Literário de Poemas e Contos de Santo Antônio do Pinhal, também participou da cerimônia e foi presenteada pelo secretário Luiz Carlos com a última edição do livro de coletânea de poemas do concurso de 2023.
A biblioteca fica na rua Expedito da Costa Manso, 120, no centro. No acervo, literatura adulta, infantil, estrangeira, livros em braile e uma coleção de mais de 2.000 livros novos doados pelo SESI-SP (Serviço Social da Indústria), parceiro da Prefeitura em vários projetos educacionais.
“A biblioteca é um dos equipamentos mais importantes para todas as pessoas da cidade. Este novo espaço integrará várias atividades educacionais promovidas pelas escolas, por meio dos estudantes e professores”, disse o prefeito Anderson Parrão.
LITERATURA E CULTURA - De acordo com o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Chiaradia, a nova biblioteca terá diversos projetos. “Entre os projetos tem espaço para a contação de histórias e apresentações voltadas à Arte e à Literatura. Será um novo local de Cultura para a população”, disse o secretário.
No evento, o guia de turismo Plínio Caetano dos Santos fez a doação do livro de fotografias “Mercadão SP, de Guto Ambar. O livro foi entregue à Angelita Barbosa, responsável pela Biblioteca.
A Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato” funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ter acesso ao acervo será feito um breve cadastro com apresentação de um documento e um comprovante de endereço. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais para o cadastro.