Escola Prefeito Noé promove a 1ª Feira do Jovem Empreendedor

A formação de um cidadão capaz de realizar todos os seus sonhos na vida passa pela Educação, em casa e na escola. Um projeto inédito na rede municipal de Santo Antônio do Pinhal está despertando nas crianças a capacidade de transformar os sonhos em realidade.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae, implantou o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) para os alunos do ensino fundamental 1 (crianças de 6 a 10 anos) da rede municipal de ensino. O resultado do projeto pode ser conferido na 1ª Feira do Jovem Empreendedor, realizada neste sábado (1º) na EM Pref. Noé Alves Ferreira.

O MERCADO - Quem esteve na escola prestigiando a Feira não notou nada de diferente de um grande e organizado mercado. Tinha prateleiras expondo e vendendo os produtos, cartazes informando as seções, caixas para pagamento em dinheiro e PIX e aquele cheirinho de dar água na boca com as delícias comestíveis.

O pessoal do 1º ano produziu e vendeu o Cheirinho de Alegria, produto totalmente artesanal feito com aromas de ervas naturais.

A turma do 2º ano preparou Temperos Naturais no Empório Alecrim com a venda de cebolinha, salsinha, pimenta, tudo plantadinho com muito carinho. 

A turma do 3º ano cuidou da Oficina de Brinquedos Ecológicos, aqueles fabricados com caixinhas de leite, caixas de ovos e garrafas pet, por exemplo.

Já a galerinha do 4º ano criou uma locadora e venda de produtos chamada Mundo dos Sonhos. Eles confeccionaram brinquedos incríveis com produtos recicláveis e cultivaram plantas no jardim.

E a turminha do 5º ano trabalhou com Sabores e Cores onde produziram e venderam doces e salgados diversos, além de uma limonada deliciosa.

E os preços estavam ótimos. Com apenas R$ 6,00 o cliente conseguia comer, por exemplo, uma deliciosa pizza enrolada, saborear um cajuzinho de pinhão sem açúcar e ainda levar para a casa um Cheirinho de Alegria pra deixar a casa cheirosa.

EMPREENDEDORISMO - O JEPP é um programa do Sebrae que ensina empreendedorismo para as crianças e jovens de forma divertida e prática, com o apoio dos professores.

A proposta incentiva a busca pelo autoconhecimento, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida, bem como o espírito de coletividade.

A visão segue os quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

  • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
  • Aprender a fazer para poder agir sobre o meio envolvente;
  • Aprender a viver juntos afim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas.

A próxima Feira com a venda dos produtos produzidos pelas crianças será no próximo dia 6 de julho (quinta-feira), das 9h às 15h30, na EM José da Fonseca Braga, no bairro Rio Preto.