Santo Antônio do Pinhal ganha mural em grafite com personalidades da história da cidade
Mural de grafite “Turismo & Memórias - Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal” fica na Fonte Santo Estevão.

A Prefeitura da Estância Climática e Turística de Santo Antônio do Pinhal inaugurou no dia 7 de outubro, na Fonte da Praça Santo Estevão, o mural de grafite “Turismo & Memórias - Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”. O mural tem 32m de comprimento por dois metros de largura e faz todo o contorno da Fonte, deixando o local mais colorido.
Duas das personalidades estavam presentes no evento e são as únicas pessoas ainda vivas: o Côn. Pedro Alves e Shiguero Katayama.
O prefeito Anderson Parrão eestacou a importância em se preservar a memória da história da emancipação do município criando a obra. "São pessoas que trabalharam muito pela cidade e fizeram coisas marcantes. Merecem esse reconhecimento para que a população possa sempre lembrar", disse.
O secretário de Turismo Fábio Santos, explicou que o projeto “Turismo & Memórias” tem como objetivo resgatar e contar os principais fatos da história e as personalidades importantes desde a emancipação de Santo Antônio do Pinhal, a partir de 1960.
"Cada imagem tem um quadro e um código que remete para um site onde lá está a história da pessoa. Os visitantes, mesmo sendo de fora da cidade poderão conhecer nossa história e saber mais sobre a vida das pessoas aqui de Santo Antônio", disse Fábio.
Um dos fatos mais marcantes para o início do desenvolvimento do turismo na cidade foi a abertura da estrada até o Pico Agudo, em 1967. A partir daí o prefeito da época, João Baptista da Motta, cria o primeiro atrativo da cidade para se tornar estância turística.
Entre as personalidades e figuras importantes retratadas no mural, além de João Baptista, estão: Shiguero Katayama, José Motta, Padre Pedrinho, Márcio Leonardo Sóssio, Afonso Vieira, Rubens Camargo, Dito Barbosa, José Pereira Neto (José Grillo), Benedito Pimenta, Milton Barbosa, Paulo Valério, Miguel Valério e João Paulino.
O mural foi criado pelo artista plástico Ulysses Sanchez, vencedor do edital Museu de Arte Urbana 2022 e do concurso de grafite "Arte na Porta DPaschoal", em 2017, além de participação em diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior.
O evento é uma realização da prefeitura, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).
SERVIÇO
“Turismo & Memórias - Um passeio pela história de Santo Antônio do Pinhal”
Artista plástico (mural de grafite): Ulysses Sanchez
Local: Praça da Fonte Santo Estevão
Endereço: Praça Santo Estevão, centro
Classificação indicativa: Livre