Prefeitura participa de nova reunião com dirigentes da Neoenergia
A pauta do encontro foi o problema de desabastecimento de energia elétrica, principalmente nos bairros mais afastados do centro.

A Prefeitura de Santo Antônio do Pinhal participou, na manhã desta terça-feira (14), na Câmara Municipal, de mais uma reunião com representantes da concessionária de energia elétrica na cidade, a Neoenergia.
A pauta do encontro foi o problema de desabastecimento de energia, principalmente nos bairros Rio Preto, Sertãozinho, Machadinho, Cassununga, Mouras, Joaquim Alves, Lageado, Barreiro, Renópolis e Pinhalzinho.
Em menos de um mês esta é a segunda reunião com dirigentes da concessionária de energia em Santo Antônio do Pinhal.
No dia 20 de outubro a Prefeitura sediou um encontro com representantes dos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, e a diretoria da Neoenergia, para avaliar o evento do dia 12 de outubro, que chegou a 400 chamados, o pior na história da concessionária na região da Serra da Mantiqueira, segundo os representantes da empresa.
Os municípios integram o CISMA (Consórcio Intermunicipal Serra da Mantiqueira), cujo presidente é o prefeito Anderson Parrão.
QUEDAS E PICOS DE ENERGIA - A comunidade tem enfrentado problemas com falta de energia mesmo em dias sem temporais, o que tem prejudicado alguns bairros.
O gerente da empresa, Lincoln Santos, confirmou que o atendimento é feito com parâmetros numéricos, ou seja, a Neoenergia prioriza onde existem mais clientes. Segundo o gerente, os clientes chamados de “ponta da rede”, ou seja, as propriedades e pousadas mais afastadas do núcleo urbano acabam sendo mais afetados com os problemas de quedas e falta de energia.
A empresa de comprometeu a estudar e direcionar mais investimentos nos bairros mais afastados e mais afetados com os problemas. A Neoenergia também apontou problemas com árvores de grande porte nas redes elétricas, e que estão em propriedades particulares.
A Prefeitura continuará pressionando a empresa para que tome medidas de prevenção, como podas de árvores em risco, e também investimentos com foco na modernização da rede de energia elétrica no município.
Participaram da reunião, além do prefeito Parrão, representantes da Defesa Civil, o procurador jurídico Rafael Fortes, o presidente da Câmara Adriano dos Santos, o presidente da Acasap (Associação Comercial de Santo Antônio) Jader Faria, representantes da comunidade, vereadores, e a diretoria da Neoenergia, Eduardo Zornoff (consultor), Lincoln Tadeu Santos (gerente regional) e Renan Bravo (gerente).
Texto e Fotos: José Carlos Júnior